Personagens negros na literatura infantil

Com Vívian Soares

  

Academia Mineira de Letras oferece a oficina: “Personagens negros na literatura infantil”para professores, educadores,  bibliotecários e alunos.

  

A Oficina acontece no âmbito da Lei Aldir Blanc - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte- Secretaria Municipal de Cultura-LAB/2020, "Portaria Conjunta SMC/FMC Nº 015/2020".

  

O objetivo é discutir conceitos, apresentar metodologias e conteúdos aos educadores e alunos de modo que possam ampliar seus conhecimentos.

 

Ao fazer a inscrição, o participante receberá um link de confirmação e terá acesso à videoaula. O prazo para assistir as aulas é até 27 de maio de 2022.

 

É possível acessar o conteúdo quantas vezes for necessário e em qualquer horário. Também estarão disponibilizados materiais de apoio para aplicação das metodologias com os alunos.

 

Serão emitidos certificados de participação.

Participação gratuita

  

TEMÁTICA: 

Observação e análise da representação de personagens negros nos livros infantis  

  

 

OBJETIVOS:

As aulas visam discutir a representação de personagens negros em livros infantis, observando como o avançar de uma política reivindicadora por parte do movimento negro vem corroborando para modificar as representações sociais acerca do negro e sua cultura. Ademais, busca-se discutir, ainda, como a criação e a aplicação de legislações específicas para esse fim é instrumento capaz de ressignificar construções estereotipadas e/ou marginalizadas.

  

 

PROPOSTA METODOLÓGICA:

Discutiremos conceitos gerais acerca do livro infantil, sua importância e possibilidades de análise. Discutiremos, ainda, o conceito de representação, propondo uma análise histórica acerca da representação do sujeito negro nos livros para as crianças. Para tanto, utilizaremos como recurso a explanação oral, além de recursos visuais como apresentações, citações e fotos ilustrativas.

 

 

MINISTRANTE

Vívian Soares é mestre em Estudos de Linguagens e Bacharel em Letras pelo CEFET/MG. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre literatura infantil, representação negra e biografias para as crianças. É aluna do curso de Licenciatura em Letras pela UEMG, revisora e apaixonada pelos livros infantis.