Utopias e distopias
Lei Aldir Blanc
Academia Mineira de Letras oferece a oficina: “ Utopias e Distopias” para professores, educadores e bibliotecários do Ensino Fundamental de escolas públicas.
A Oficina acontece no âmbito da Lei Aldir Blanc - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte- Secretaria Municipal de Cultura-LAB/2020, "Portaria Conjunta SMC/FMC Nº 015/2020".
O objetivo é discutir conceitos e apresentar metodologias e conteúdos aos educadores de modo que possam aplicar os conhecimentos em sala de aula.
Ao fazer a inscrição, o participante receberá um link de confirmação e terá acesso à videoaula. O prazo para assistir as aulas é até 23 de dezembro, quando acontecerá o encerramento da oficina, também virtual.
É possível acessar o conteúdo quantas vezes for necessário e em qualquer horário. Também estarão disponibilizados materiais de apoio para aplicação das metodologias com os alunos. Os inscritos podem acessar um fórum permanente, no qual é possível interagir e tirar dúvidas.
Os participantes, cada um a seu tempo, deverão aplicar as metodologias apreendidas em sala de aula (ou turmas) e preencher um questionário, disponível para download, com o relato da experiência da aplicação. Esses relatos serão compilados e publicados no blog da Academia Mineira de Letras.
Serão emitidos certificados de participação e de publicação do relato, sendo ambos condicionados à aplicação e entrega do relato de experiência. A carga horária relativa à aplicação da metodologia e elaboração do relato será considerada no certificado.
CRONOGRAMA
- As inscrições serão até 23 de dezembro.
- As videoaulas ficarão disponíveis: até 23 de dezembro.
- Live de fechamento: dia 23 de dezembro às 14:30 ( de 30 a 45 minutos de live com os três professores juntos).
Público: Instrutores, alunos em estágio de docência na área da educação, educadores, bibliotecários e professores na área de ciências humanas (Filosofia, Sociologia ou Ciências Sociais, História, Geografia, Letras, Teologia, Antropologia, Comunicação Social, Psicologia, Linguística, Artes, entre outras), do ensino fundamental.
Participação gratuita
TEMÁTICA
As aulas visam a discutir os conceitos de Utopias e distopias e como estes se manifestam na literatura e mídia, assim como podem ser usados na sala de aula.
OBJETIVO
Discutiremos os conceitos gerais do que são utopias e distopias por meio de explanação oral, além de recursos visuais como apresentações com trechos citados e fotos ilustrativas. Além do vídeo proposto, algumas sugestões de leituras acadêmicas sobre o que consiste cada um dos conceitos serão disponibilizadas na descrição do vídeo e sugestões de atividades de escrita criativa, usando os conceitos.
METODOLOGIA
O mini curso consistirá de dois momentos, sendo o primeiro dedicado à discussão da questão das narrativas da imaginação. Nesta parte será apresentado um panorama dos gêneros artístico- literários que lidam com o fantástico, tais como a fantasia e ficção científica e como as utopias e distopias permeiam esses géneros.
No segundo momento, por meio do exemplo das obras “Frankenstein ou O Prometeu moderno”, de Mary Shelley e “Os Despossuídos” de Ursula K Le Guin. Discutiremos como as utopias e distopias se manifestam nessas obras, pensando em como esses conceitos permeiam a escrita dessas autoras e sobre a importância da crítica social nessas obras na passagem de sociedades utópicas que na verdade se mostram distópicas.
FORMATO
Vídeoaula
Carga horária: 01 hora e 45 minutos
PÚBLICO ALVO
Instrutores, alunos em estágio de docência na área da educação, educadores, bibliotecários e professores na área de ciências humanas, do ensino fundamental.
MINISTRANTE
Sabrina Gomes é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), em Belo Horizonte. Bacharel em Letras - Tecnologias da Edição e mestre em Estudos de Linguagens, também no CEFET-MG. Tem experiência docente no ensino médio das redes pública e particular de ensino, assim como em cursos de idiomas de Belo Horizonte. É consultora linguística da Hello BH Idiomas e coordenadora pedagógica do programa educativo da Academia Mineira de Letras. Atua na área de ensino de língua Inglesa e formação de professores e estudantes fora de sala de aula por meio de programas culturais. Tem interesse nas áreas de recursos digitais para ensino de LE, jogos digitais, experiências alternativas de ensino, ensino fora de sala de aula, materiais didáticos digitais, novas tecnologias em comunicação.