Ensinando poesia com tipografia

Lei Aldir Blanc

   

 

 

Academia Mineira de Letras oferece a oficina:  Ensinando poesia com tipografia“ para professores, educadores e bibliotecários do Ensino Fundamental de escolas públicas.

 

A Oficina acontece no âmbito da Lei Aldir Blanc - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte- Secretaria Municipal de Cultura-LAB/2020, "Portaria Conjunta SMC/FMC Nº 015/2020".

 

O objetivo é discutir conceitos e apresentar metodologias e conteúdos aos educadores de modo que possam aplicar os conhecimentos em sala de aula.

 

Ao fazer a inscrição, participante receberá um link de confirmação e terá acesso à videoaula. O prazo para assistir as aulas é até 23 de dezembro, quando acontecerá o encerramento da oficina, também virtual.

 

É possível acessar o conteúdo quantas vezes for necessário e em qualquer horário. Também estarão disponibilizados materiais de apoio para aplicação das metodologias com os alunos. Os inscritos podem acessar um fórum permanente, no qual é possível interagir e tirar dúvidas.

 

Os participantes, cada um a seu tempo, deverão aplicar as metodologias apreendidas em sala de aula (ou turmas) e preencher um questionário, disponível para download, com o relato da experiência da aplicação. Esses relatos serão compilados e publicados no blog da Academia Mineira de Letras.

 

Serão emitidos certificados de participação e de publicação do relato, sendo ambos condicionados à aplicação e entrega do relato de experiência. A carga horária relativa à aplicação da metodologia e elaboração do relato será considerada no certificado. 

 

CRONOGRAMA

- As inscrições serão até 23 de dezembro

- As videoaulas ficarão disponíveis: até 23 de dezembro 

- Live de fechamento: dia 23 de dezembro às 14:30 ( de 30 a 45 minutos de live com os três professores juntos). 

 

Público: Instrutores, alunos em estágio de docência na área da educação, educadores, bibliotecários e professores na área de ciências humanas (Filosofia, Sociologia ou Ciências Sociais, História, Geografia, Letras, Teologia, Antropologia, Comunicação Social, Psicologia, Linguística, Artes, entre outras), do ensino fundamental.

  

Participação gratuita

  

 TEMÁTICA

Ensinando com tipografia é uma oficina de literatura que proporciona aos participantes novas formas de criar e interagir com as palavras a partir da apresentação de trabalhos de poetas consagrados como Guilherme Mansur, Ronald Polito e Ronald Claver.

 

“Com os seus OO de espanto, seus RR guturais, seu hirto H, HORROR é uma palavra de cabelos em pé, assustada da própria significação”

(Mário Quintana)

 

OBJETIVO

Mediar a reflexão para abordagem de textos e atividades onde destacamos o aspecto visual das palavras como elemento potencial que oferece construções poéticas além do significado.

Mediar a confecção de textos onde a liberdade criativa seja explorada.

 

METODOLOGIA

 - Apresentação de poemas e vídeos, como por exemplo, “Bichos Tipográficos”, de Guilherme Mansur e animação de Guto Lacaz.

- Apresentação de exemplos de Ronald Claver extraídos do livro: “Escrever sem doer”.

- Apresentação de exemplos extraídos do livro “A galinha e outros bichos inteligentes” de Ronald Polito e Guto Lacaz.

- Propostas de atividades de construção de textos poéticos.

  

FORMATO

Vídeoaula

Carga horária: 01 hora e 45 minutos

 

PÚBLICO ALVO

Instrutores, alunos em estágio de docência na área da educação, educadores, bibliotecários e professores na área de ciências humanas, do ensino fundamental.

 

  

MINISTRANTE

Ana Paula Dacota é Mestranda no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG (linha IV, Estudos em Edição). É Bacharela em Letras também pelo CEFET-MG. Pesquisa pequenas editoras, edição e literatura. Foi colunista do Jornal Boca da Mata (Carmo de Cajuru - MG, de 2012 a 2014). Possui trabalhos publicados no Suplemento Literário de Minas Gerais (2018/2019), participou da Revista Chama nº 2 (2019); da coletânea de poemas e fotos Imagens Literárias: existem direitos humanos na minha cidade?, pela Editora do CEFET-MG (2019).  Publicou o livro Perfume atrás da orelha, selo Alma de Gato, pela Editora Scriptum, (2019), participou da antologia Elas, as mãos, o infinito editado pela Páginas Editora com o coletivo Mulherio das Letras (2020). Seus poemas e ensaios têm sido publicados em revistas eletrônicas, como a Ruído ManifestoHabitat e Mallarmagens.