OFICINA “JOGOS E GAMEFICAÇÃO”, COM SABRINA GOMES
Como parte de suas Ações Formativas, a Academia Mineira de Letras-2021 oferece oficinas gratuitas para professores, educadores e bibliotecários do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas.
As “Ações Formativas” acontecem no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML 2021- PRONAC 203709, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG; co-patrocínio da Tambasa.
Estas ações visam a ajudar os professores a aplicarem as habilidades exigidas pela BNCC - BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM - de forma mais criativa e com o uso de ferramentas digitais, novas tecnologias e métodos, a fim de proporcionar ao professor a ampliação do repertório de atividades e interações para o desenvolvimento dos multiletramentos, em especial o letramento crítico e o letramento digital.
TEMÁTICA:
Uso de jogos e gameficação no Ensino Fundamental, como ferramenta didática e como recurso nas avaliações.
OBJETIVO:
A Oficina apresenta e discute os conceitos de Jogos e gameficação , assim como estes podem ser ferramentas na sala de aula para criar maior engajamento e motivar os alunos , por meio de elementos de jogos tais como Metas, Regras, Sistemas de feedbacks, Participação voluntária, interatividade, ambiente lúdico, competição e cooperação, além de técnicas narrativas aplicadas à criação de conteúdo.
METODOLOGIA:
Na oficina serão discutidos os conceitos gerais, diferenças entre os conceitos e importância dessa conceituação, por meio de explanação oral, além de recursos visuais como apresentações com trechos citados e fotos ilustrativas, links e pdf interativo. Além dos vídeos propostos, serão apresentadas algumas sugestões de leituras acadêmicas, sites onde o professor encontra os recursos para gameficar suas aulas e sugestões de atividades e avaliações gameficadas.
A Oficina incluirá dois momentos:
A primeira parte será dedicada à discussão dos conceitos de jogos, gameficação, cultura digital e processos gameficados digitais e analógicos. Nesta parte será dado um panorama dos conceitos e como eles se apresentam no contexto educacional.
A segunda parte será o momento de prática, no qual serão mostrados aos professores como aplicar os conceitos apresentados e algumas ferramentas gratuitas possíveis para realização da proposta.
FORMATO:
Aulas assíncronas : quatro vídeos e material escrito
Encontros síncronos: dois encontros , sendo o primeiro para tirar dúvidas e segundo no fechamento da Oficina. Os horários dos encontros serão divulgados posteriormente.
Carga horária: 20 horas, sendo: aulas assíncronas 1h30; encontros síncronos 2 horas; leitura do material de apoio 1h30; preparação do plano de aula usando o método 15 horas.
PÚBLICO-ALVO:
Professores interessados em estimular o aluno a escrever.
Instrutores, alunos em estágio de docência na área da educação, educadores, bibliotecários e professores na área de ciências humanas, do Ensino Fundamental e Médio.
OBSERVAÇÕES:
É possível acessar o conteúdo quantas vezes forem necessárias e em qualquer horário – serão disponibilizados materiais de apoio para aplicação das metodologias com os alunos.
Os participantes podem acessar um fórum permanente na plataforma, no qual é possível interagir e tirar dúvidas.
Os participantes, cada um a seu tempo, deverão aplicar as metodologias apreendidas em sala de aula (ou turmas) e preencher um questionário com a apresentação de um plano de aula.
Serão emitidos certificados de participação, sendo condicionados à entrega do plano de aula . A carga horária relativa à elaboração do plano de aula será considerada no certificado.
Inscrições: até 10 de setembro, pelo link (www.amlcursos.org).
Videoaulas disponíveis de 02 de setembro a 02 de outubro na plataforma AMLcursos.
Prazo para entrega do plano de aula: 15 de outubro.
Participação gratuita.
Relação da temática com as habilidades exigidas pelo BNCC para área de linguagens
PRINCÍPIOS ENFATIZADOS PELA BNCC – BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL1 |
Área do conhecimento: Linguagens (compreendida por Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa) |
. Eixos: oralidade (escuta e fala), leitura, escrita, conhecimentos linguísticos, dimensão intercultural |
. Ensino com foco no processo, nas fases de compreensão e de produção da língua |
. Ensino com base em gêneros textuais – fundamento: o pensamento materializa-se em língua por meio dos vários gêneros textuais, então os gêneros são as instâncias de contextualização da língua |
. Ensino da língua em uso – inglês como língua franca e critério da inteligibilidade |
. Multimodalidade – uso de textos autênticos, compostos por informação nos vários modos de representação (modo linguístico, modo visual, modo sonoro, modo gestual e modo espacial) |
. Foco no desenvolvimento dos multiletramentos pelos estudantes (linguístico, visual, sonoro, gestual, espacial, digital e crítico) |
. Interdisciplinaridade |
. Intertextualidade e hipertextualidade |
. Hipermidialidade |
. Inclusão, não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades – “igualdade, diversidade e equidade” |
. Estudante como sujeito da própria aprendizagem (mudança do papel do professor enquanto centralizador dos processos) |
. Aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e os desafios da sociedade contemporânea |
. Desenvolvimento de cidadania, exercício cidadão crítico, cidadania global |