OFICINA “COMO ESTIMULAR O ALUNO A ESCREVER REDAÇÕES UTILIZANDO FANFIC”, COM GABRIELLI AMBROZIO

 

 

Como parte de suas Ações Formativas, a Academia Mineira de Letras-2021 oferece oficinas gratuitas para professores, educadores e bibliotecários do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas.

 

As “Ações Formativas” acontecem no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML 2021- PRONAC 203709, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG;  co-patrocínio da Tambasa.

 

Estas ações visam a ajudar os professores a aplicarem as habilidades exigidas pela BNCC - BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM - de forma mais criativa e com o uso de ferramentas digitais, novas tecnologias e métodos, a fim de proporcionar ao professor a ampliação do repertório de atividades e interações para o desenvolvimento dos multiletramentos, em especial o letramento crítico e o letramento digital.

 

 

“COMO ESTIMULAR O ALUNO A ESCREVER REDAÇÕES UTILIZANDO FANFIC”, COM GABRIELLI AMBROZIO:

 

TEMÁTICA: Redação, Escrita Criativa e Fanfic

“Como estimular o aluno a escrever redações utilizando Fanfic”, oficina de literatura que proporciona aos participantes novas formas de criar e interagir com as palavras utilizando Fanfic. Conceito de Fanfic e como este pode ser usado na sala de aula para estimular a escrita criativa nas redações.

 

OBJETIVOS:

- Discutir os conceitos gerais do que é Fanfic

- Apresentar um panorama do gênero e alguns exemplos de Fanfics que podem ser usados como prática da escrita criativa.

-Apresentar como a Fanfic pode ser usada dentro do contexto escolar, como forma de estimular o aluno a gostar de escrever e, por conseguinte, de ler.

 

 METODOLOGIA:

Serão discutidos conceitos gerais do que é Fanfic por meio de explanação oral, além de recursos visuais como apresentações de plataformas usadas para publicações e exemplos ilustrativos. Além do vídeo proposto, algumas sugestões de leituras acadêmicas sobre o assunto serão disponibilizadas na descrição do vídeo e sugestões de atividades de escrita criativa usando os conceitos.

A Oficina incluirá dois momentos:

 

Parte Teórica: 

- Apresentação dos conceitos gerais do que é Fanfic - por meio de explanação oral e recursos visuais (plataformas usadas para publicações e exemplos ilustrativos).

- Apresentação de panorama do gênero com alguns exemplos de Fanfics que podem ser usados como prática da escrita criativa.

- Sugestões de leituras acadêmicas sobre o assunto e sugestões de atividades de escrita criativa usando os conceitos apresentados.

 

Parte prática :

- Apresentação de como a Fanfic pode ser usada dentro do contexto escolar, como forma de estimular o aluno a gostar de escrever e, por conseguinte, de ler.

 

FORMATO:

Aulas assíncronas : quatro vídeos e material escrito 

Encontros síncronos:  dois encontros , sendo o primeiro para tirar dúvidas e segundo no fechamento da Oficina. Os horários dos encontros serão divulgados posteriormente.

Carga horária: 20 horas, sendo: aulas assíncronas 1h30; encontros síncronos 2 horas; leitura do material de apoio 1h30; preparação do plano de aula usando o método 15 horas.

  

PÚBLICO-ALVO:

Professores interessados em estimular o aluno a escrever.

Instrutores, alunos em estágio de docência na área da educação, educadores, bibliotecários e professores na área de ciências humanas, do Ensino Fundamental e  Médio.

 

MINISTRANTE:

Gabrielli Ambrozio 

Escritora, Editora, Capista  e Diagramadora.

Gabrielli Ambrozio é editora, designer de projetos gráficos, capista e diagramadora na Editora Treart. Foi a designer de projeto gráfico, capista e diagramadora nos livros “Rumor de Pétala” de Wagner Moreira (pela Editora Alma de Gato), “O despertar de Penélope” de Bel Costa (Autopublicação no qual também atuou como editora), no ainda não lançado, "Travessias" de Sergio Dias (pela Editora Treart) e alguns outros livros já lançados e em desenvolvimento. Ela é escritora de fanfics com mais de 400 mil acessos e atualmente está trabalhando em sua primeira série de livros de fantasia.

Durante a graduação Gabrielli escreveu diversos artigos e ensaios sobre fanfic e atualmente está escrevendo seu TCC sobre sistema de magia dentro da escrita de fantasia.

 

OBSERVAÇÕES:

É possível acessar o conteúdo quantas vezes forem necessárias e em qualquer horário – serão disponibilizados materiais de apoio para aplicação das metodologias com os alunos.

Os participantes podem acessar um fórum permanente na plataforma, no qual é possível interagir e tirar dúvidas.

Os participantes, cada um a seu tempo, deverão aplicar as metodologias apreendidas em sala de aula (ou turmas) e preencher um questionário com a apresentação de um plano de aula.

Serão emitidos certificados de participação, sendo condicionados à entrega do plano de aula . A carga horária relativa à elaboração do plano de aula será considerada no certificado.

 

Inscrições: até 10 de setembro, pelo link (www.amlcursos.org).

Videoaulas disponíveis de 02 de setembro a 02 de outubro na plataforma AMLcursos.

Prazo para entrega do plano de aula: 15 de outubro. 

Participação gratuita

 

Relação da temática com as habilidades exigidas pelo BNCC para área de linguagens 

PRINCÍPIOS ENFATIZADOS PELA BNCC – BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL1

Área do conhecimento: Linguagens (compreendida por Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa)

. Eixos: oralidade (escuta e fala), leitura, escrita, conhecimentos linguísticos, dimensão intercultural

. Ensino com foco no processo, nas fases de compreensão e de produção da língua

. Ensino com base em gêneros textuais – fundamento: o pensamento materializa-se em língua por meio dos vários gêneros textuais, então os gêneros são as instâncias de contextualização da língua

. Ensino da língua em uso – inglês como língua franca e critério da inteligibilidade

. Multimodalidade – uso de textos autênticos, compostos por informação nos vários modos de representação (modo linguístico, modo visual, modo sonoro, modo gestual e modo espacial)

. Foco no desenvolvimento dos multiletramentos pelos estudantes (linguístico, visual, sonoro, gestual, espacial, digital e crítico)

. Interdisciplinaridade

. Intertextualidade e hipertextualidade

. Hipermidialidade

. Inclusão, não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades – “igualdade, diversidade e equidade”

. Estudante como sujeito da própria aprendizagem (mudança do papel do professor enquanto centralizador dos processos)

. Aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e os desafios da sociedade contemporânea

. Desenvolvimento de cidadania, exercício cidadão crítico, cidadania global